MAS O QUE É TURMINHA DO VERDE?

          É um programa de Educação Ambiental voltado para escolas de educação infantil, na qual realiza-se aplicações de aulas com temáticas ambientais e de ciências a alunos de faixas etárias entre 04 a 06 anos da educação infantil.
          Como objetivo principal, o programa visa despertar nos alunos interesse e curiosidades sobre o tema trabalhado, os estimulando para a construção do conhecimento, através de atividades lúdicas e interativas, e sensibilizar os alunos sobre a importância da temática ambiental, contribuindo para que eles venham desde então desenvolvendo um conhecimento e uma compreensão ecológica, na qual poderá contribuir para a formação de um cidadão com maior competência e responsabilidade ambiental.

POR QUE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

         A interação entre os homens e o ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência. No decorrer deste século, para se atender as necessidades humanas foi - se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar, a partir da qual a natureza passou a ser administrada como um “supermercado gratuito”, com reposição infinita de “estoque” gerando, entre outros, o esgotamento de recursos naturais, a destruição de ecossistemas e a perda da biodiversidade. Afetando assim os mecanismos que sustentam a vida na terra e evidenciando o modelo de desenvolvimento “insustentável” por trás desta realidade.
         A educação ambiental trata-se dos processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, visando-se a modificação da relação entre os homens e destes com a natureza, promovendo um maior equilíbrio, consequentemente promovendo uma melhor qualidade de vida e sua sustentabilidade.
         A educação ambiental aplicada dentro da escola tem por objetivo sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o ao analisar criticamente os princípios que tem levado a destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício.
         A população precisa ter consciência da existência desse problema e nada melhor que começar pelas crianças, porque elas serão o nosso futuro, e também porque, a partir de agora, na medida em que vão aprendendo, elas passam a ser fiscalizadoras do meio na qual estão inseridas, porque vão compreender o problema desde sua origem.

MAIS INFORMAÇÕES OU SUGESTÕES
ESCREVA: lucianobiolog@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Que trabalho lindo!! Parabéns...
    E teus objetivos estão sendo alcaçados!! Pois meu filho não me deixa colocar uma casca de fruta fora... Pq é lixo orgânico! E isso é maravilhoso! Ontem ele chegou falando da aranha... Parabéns mesmo prof, desejo que tu consiga expandir mais a cada dia esse projeto tão maravilhoso!! Abço. Marcele Mãe do Igor, Universal Kids.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano!
    Adoramos o trabalho e fotos de nossa escola.
    Equipe Fazendinha

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou a mãe da Larissa da escolinha Pimpolho,adorei as fotos, e gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho!
    E dizer que a Lari adora as aulas, dia desses cheguei do trabalho, ela tinha feito um minhocário com garrafa pet, quando perguntei o que era ela me contou sobre a aula mostrou como fazer o minhocário, ela está sempre comentando sobre as aulas.
    Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor Luciano, parabéns pelo blog!Estão lindos os nossos pequenos.
    Agradecemos pelo carinho e atenção que tens com os alunos e por suas aulas cada vez mais diversificadas e educativas.

    Pedagoga Karina- Universal Kids

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciano, parabéns pelo seu blog, é um belo trabalho este que fazes com essas crianças. Parabéns!

    Anayde Castro - Colega do Curso E.A.

    ResponderExcluir